Coordenador : Flavio Luiz Seixas
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389010.2206.325605.26022023
Departamento/Setor: TCC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos dos cursos de graduação das áreas de engenharia e computação, e alunos e profissionais da saúde das áreas da saúde.
Local de atuação: Instituto de Computação
Objetivo
Criar uma estrutura de indução de projetos tecnológicos e inovadores ligados à saúde digital, facilitando relações das áreas ligadas a computação e tecnologia com as diversas áreas da saúde, e articulando relações com instituições público-privadas, e demais entidades de fomento à inovação. Os objetivos secundários são: 1. Aproximar a universidade com os problemas da sociedade no âmbito da gestão e cuidados a saúde. 2. Produzir novos conhecimentos através da pesquisa científica. 3. Melhorar o desempenho e engajamento do discente. 4. Ampliar as competências e habilidades dos egressos, em especial no que tange habilidades comportamentais, ou softskills, como liderança, comunicação, pensamento crítico, atitude positiva, trabalho em equipe e ética de trabalho. 5. Desenvolver produtos inovadores envolvendo a saúde digital. 6. Incentivar a criação de startups e parques tecnológicos. 7. Promover na universidade a cultura do empreendedorismo, gerando desenvolvimento social e econômico.
Resumo
Além de criadoras e disseminadoras de conhecimento, as universidades desenvolvem ações sociais, geram novas tecnologias e formam profissionais de qualidade. Além disso, uma maior contribuição é necessária para atender as demandas da população onde estão inseridas, fazendo-se premente uma maior participação no processo de desenvolvimento social e econômico de suas regiões de abrangência. A universidade estende assim o seu papel no ensino e pesquisa, para o de protagonista do empreendedorismo inovador da região. E dentre os diversos setores econômicos, a intersecção das áreas da saúde com as áreas da tecnologia da informação e comunicação representa um dos subsetores que mais receberão investimentos para os próximos anos. Esse projeto de extensão tem por objetivo criar condições favoráveis para que os alunos das áreas de computação e de tecnologia se apropriem de problemas reais das áreas de saúde, e que possam criar e validar soluções criativas para esses problemas, sempre de forma colaborativa e multidisciplinar, promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo. O processo terá como base a cadeia de valor da inovação descrita por Hansen e Birkinshaw (2007). Nesse processo, a inovação é subdividida em três etapas: (1) geração das ideias, (2) conversão e (3) difusão. Como resultado, espera-se conceber soluções tecnológicas e sistemas computacionais que possam em definitivo resolver problemas das áreas da saúde, aproximando a universidade pública aos problemas da sociedade. Espera-se também melhorar a formação dos alunos, desenvolvendo capacidades que possam suplantar as barreiras da linhagem técnica com agentes de diferentes área de formação.